segunda-feira, janeiro 30, 2006

O Fim da Humanidade

Quando o fim dos nossos dias chegar, iremo-nos arrepender de tudo o que fizemos? Será que ai vamos perceber o que fizemos de mal? Sinceramente, não acredito nesse cenário. Acho que em vez de nos arrepender-mos do que fizemos e do que poderiamos ter feito, vamos entrar em pânico e passar os últimos dias das nossas vidas a correr e a fugir de medo. É uma reacção como qualquer outra, e o ser-humano, cobarde como é, terá muito provávelmente, essa reacção. Esse dia, vai chegar, ninguém duvide disso. Mesmo que o mundo não "rebente", um dia toda a humanidade terá o merecido castigo, a extinção. Mas não me parece que mesmo no fim, tenhamos a coragem para admitir que errámos, ou que não fomos aquilo que se pedia de nós. Acho que até, e principalmente no fim, vamos encarar o nosso destino com medo, e tentar arranjar uma maneira de nos safar-mos, por muito impossível que isso seja. Não será nos últimos minutos que vamos aprender a "amar" se é que já sequer pensamos nisso. Não será nesse curto e último espaço de tempo, que vamos aprender o "arrependimento". O fim, o inevitável fim, vem ai... E nós nem damos por isso.

Quando passamos por um pobre ou moribundo, será que nos apercebemos? Será que temos noção que ele encara a morte como "normal"? Porque não? É uma coisa normal... todos morremos. Só não o encaramos como aqueles que sabem a maneira como vão morrer, ou que nem querem estar vivos. Quando passamos por uma fábrica que polui, ou por um rio contaminado, será que refletimos para pensar, que aquilo apenas é o "Fim do Mundo". Não, pois não? Porque para nós, o fim do mundo apenas existe na Bíblia, e essa versão não é real sequer. Mas por cada má acção que fazemos, o fim do mundo fica cada vez mais perto. Só não o queremos admitir, e quem nos pode censurar? Pode ser que já nem cá estejamos quando acontecer, mas alguém há-de estar. E esse alguém vai sofrer o que fizémos. É nos indiferente, sim, mas não está bem. Apenas tentamos conseguir o que é melhor para nós, e esquecemo-nos de tudo o resto. Paciencia. Esperem pelo fim. Se não o podemos evitar, apenas podemos esperar por ele.

VC

Adoro-te =)

3 Comments:

At 1:20 da tarde, Blogger JohnSamus said...

Meu caro amigo, nós estamos cá para acabarmos com a raça. Há quem acredite que vai ser a natureza que vai acabar connosco, mas se avaliarmos bem as mudanças climáticas desde que existimos podemos ver facilmente que somos nós a transformar a Natureza. Demos cabo do planeta, pá. E também há aqueles que acreditam que o ser-humano não é os er perfeito e o último...mas isso é outra coisa.

 
At 1:24 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Adorei este texto...Adorei mesmo...Está excelente...Agora vê lá se escreves mais disso em vez de me riscares a mão .... --'

 
At 11:45 da manhã, Blogger Cátia Rodrigues said...

Se o mundo quisesse, a morte já estaria á nossa frente.

Mas o MUndo nao quer.

Adoro-te *

 

Enviar um comentário

<< Home