quarta-feira, fevereiro 01, 2006

Coragem

A coragem é algo que pode ser mal intrepertado muitas vezes. Um soldado que mata no campo de batalha, não me parece que o faça por coragem. Mata porque se não matar, arrisca-se a morrer. Um policia que mate alguém num tiroteio, não pode ser intrepertado por corajoso, porque, quer queira, quer não, no fim do mês recebe o seu salário. Se for alvejado, fica automaticamente rico. Não posso chamar coragem a isso. Um homem que mate um ladrão em sua casa, é corajoso? Não, só dispara o tiro porque, poderão estar a roubar coisas importantes em sua casa, ou em legitima defesa, se assim o intrepertarem.

Agora parece-me que há coragem num bombeiro voluntário, que entra num edifício em chamas para salvar alguém que nem conhece. Pode morrer, muitas vezes acontece, e sem duvida que é preciso coragem para aquilo. Claro que no fim, deve ser muito gratificante para ele, pois salvar uma vida não é algo que façamos todos os dias. Uma mãe que tem que doar um órgão ao filho, talvez um exemplo muito extremo, mas mesmo assim é um exemplo. Uma mãe que arrisque a sua vida pelo filho, é coragem? É... Mas quer dizer... É o filho. Poderemos tomar isto como coragem? Ou amor? Ou ambos? Talvez possa ser visto como um "dever". Uma mãe tem o dever de proteger o seu filho a todo o custo, até pelos direitos da criança. Mas há pessoas que não se importam com isso. Por isso, acho justo, chamar coragem ao exemplo de uma mãe que se arrisca pelo seu filho.

Na minha opinião, um bom exemplo de coragem, é alguém confessar-se a outra pessoa. Há coragem, no coração de um rapaz que se confessa a uma rapariga, ou vice-versa (este blog não é machista, embora muitas me chamem isso, ainda não percebi porquê). Há coragem numa pessoa que diga "amo-te" pois arrisca algo. Pode arriscar uma amizade.. Pode haver coragem numa pessoa que diga "desculpa". Sem duvida que é. Uma desculpa, enfrentar alguém que magoámos ou que não ajudámos., tem que ter um minímo de coragem por detrás. Mas não somos corajosos ao ponto de admitir-mos que somos maus exemplos para quem quer seja, pois para nós, estamos sempre certos, infelizmente. Não temos coragem a não ser para o que nos intressa.

E, não confundir coragem com insanidade. Esta é uma frase que sempre me ficou na cabeça.

Adoro-te**

VC

2 Comments:

At 10:58 da manhã, Blogger Cátia Rodrigues said...

Mas a coragem é um bem q se tem q adquirir, é a partir de confiança q se tem coragem.

Adoro-te *

 
At 1:57 da tarde, Blogger Os 3 porquinhos said...

A coragem começa quando para fazer algo me arrisco a perder algo. Claro que o polícia e o soldado também são corajosos. Também estão a pôr em risco a vida! O Bill Gates também foi corajoso em anunciar a Microsoft o seu projecto, a sua equipa de trabalhadores...a coragem não se pode definir pelo que o polícia vai ou não ganhar em troca dos serviços que presta...
João Campos

 

Enviar um comentário

<< Home